Consultoria Logística

CONSULTORIA LOGÍSTICA

0. Identificação, análise e estratégia para captação de Negócios

A volatilidade do mercado internacional, corroborada pelo advento da pandemia trouxe muitos desafios para toda a cadeia produtiva e de serviços nos últimos 3 anos. Diante deste cenário, as vendas de oportunidade têm interferido diretamente no planejamento estratégico do negócio como a dispersão de capilaridade em detrimento aos grandes centros consumidores, e a falta de foco nos mercados-alvo por centros de consumo com consequente aumento no custo logístico de distribuição.

A Lino e Consuelo, através do seu corpo técnico propõe através de uma analise direcionada ao negócio, sobre uma amostragem de volumetria, compreender como esta a dispersão das vendas da companhia através do estudo do ticket-médio, analise de dispersão em capilaridade por mesorregiões, custos de transporte e estoques de segurança, sugerir alternativas de modais, direcionamento de foco por consumo, ponto de pedido e melhoria dos leads-times aferidos, como ferramenta de tomada de decisão para que o gestor possa entender as praticas de mercado como benchmarking do negócio, avaliar os canais de distribuição e tenha ferramentas de decisão para ajustes ao processo da cadeia de produção, proporcionando maior embasamento para negociação da conta frete com os embarcadores reduzindo o custo logístico, redução dos lead times de entrega e dos dias de estoque para giro.

1.Estruturação de inventário
Um dos grandes desafios na gestão dos armazéns, seja ele o coordenador , gerente de operações ou analista de inventário, face a dinâmica das movimentações, levando em conta que cada vez mais, o custos impelem as companhias a girarem os estoques, reduzindo os dias de inventário na planta, está em conseguir introduzir um planejamento adequado para implementar um processo de inventário cíclico da curva ABC e de fazer um inventário anual ( wall to wall ) que muitas da vezes é item mandatório para as companhias de capital aberto, bem como à aquelas que passam por auditorias externas no fechamento de balanço no ano fiscal. Ou seja, o gestor cada vez mais tem que “ trocar a roda com o carro andando” .

Essa falta de planejamento tem sido um dos grandes ofensores para que as companhias consigam obter resultados em acuracidade de inventários dentro dos SLAs planejados e possa estabelecer um plano de melhoria continua a gestão dos estoques.

A Lino e Consuelo através do seu corpo técnico com experiencia de mais de 30 anos na gestão de armazéns, pode lhe proporcionar uma análise detalhada do giro dos produtos, avaliar a reclassificação das curvas de consumo, e estruturar um plano de contagem cíclica dentro da capacidade produtiva das equipes, auxiliando o gestor a introduzir essa atividade na rotina diária de acompanhamento do armazém, com foco em reduzir as perdas, identificar gargalos , tratar as divergências na origem e ter a tomada de decisão assertiva na correção das análises de eventuais divergências.

Os resultados esperados vão deste a melhorias de acuracidade dos estoques, até mesmo o reposicionamento dos produtos mais críticos por setorização, sugestão de alteração de unidades de consumo, e maior confiabilidade de picking com consequente melhoria no OTIF ( On time In Full ) de atendimento.


2.Planejamento Estratégico ( acho que juntos podemos falar depois achei o tema muito abrangente ) sugiro particionarmos esse tema
No planejamento estratégico podemos criar vários “produtos de apoio a negocio... Levando em conta de cada companhia seja ela de serviços ou produtos pode ter “ dores” diferentes...


3 Organizações de Armazéns
A Lino e Consuelo, passa a agregar em seu portfólio de atuação a nível de consultoria, a análise e organização de armazéns! Acompanhando as diversas necessidades de nossos clientes, temos observado através dos processos de certificação que participamos, que os armazéns das entre as várias linhas de atuações na cadeia produtiva, desde matéria-prima até os bens de consumo, passaram a ser determinantes na estratégia de atendimento e na competitividade que é percebida pelo consumidor final.
Na contramão do crescimento do setor produtivo, vimos que os empreendimentos voltados a construção de grandes centros de distribuição têm crescido exponencialmente e tomado conta do cenário das grandes rodovias do país.

A nossa proposta de subsídio à tomada de decisão dos gestores, vai de deste a escolha estratégia do posicionamento geográfico do centro de distribuição frente ao centro de demanda da companhia dentro da cadeia que está inserida, passando pela análise e disposição de layouts visando o melhor fator de ocupação da área disponível bem como o adequado balanceamento entre as áreas de stage in e out .

Além disso, também oferecemos subsidio técnico na escolha do WMS que proporcione o melhor custo-benefício entre a necessidade do negócio a e funcionalidade da operação. Hoje o mercado demanda que as ferramentas tenham o maior fator possível de integração, com softwares em ambiente de nuvem, resposta em tempo real e automação dos processos e fluxos de informações.

Com um corpo técnico que agrega experiência de mais de 30 anos de vivência em gestão de armazéns a Lino e Consuelo possuiu expertise para trazer alternativas de solução voltadas a conduzir o armazém a alta performance de produtividade.


4. Treinamentos operacionais

Um dos gargalos observados pela Lino e Consuelo nos processos de certificação tem sido o gargalo e qualificação profissional.

Cada vez mais as normas técnicas exigem profissionais engajados, com alto conhecimento técnico e entreguem resultado, sejam analíticos e assertivos.

Diante desse gap de qualificação observado principalmente não mão de obra de base, a Lino e Consuelo oferece alguns treinamentos que visam, resgatar algumas boas práticas de atuação, melhorar a relação do colaborador com as consequências dos resultados de suas interações e proporcionar ao gestor e a companhia uma equipe engajada voltada ao resultado e performance.

Reciclagem de Conferentes - Será ministrado desde aspectos básicos que passam pela relação do colaborador com o agente de coleta e ou entrega, os pontos fundamentais a serem observado em uma nota fiscal ou pedido, entendimento e compreensão de unidades de medida , ensinar o conferente a cubar uma carga, os cuidados na armazenagem e no endereçamento correto dos produtos e suas consequências, aspectos de inventário e contagem, lastros de paletes , padrões de medidas , uso adequado dos coletores de dados, avaliação do colaborador sobre os aspectos de compreensão de matemática básica e a importância do papel do colaborar nesta função na visibilidade da companhia junto ao cliente final .

Reciclagem de ajudantes e separadores e arrumadores de carga - Será ministrado aspectos de ergonomia e cuidados de movimentação, atenção ao manusear os produtos sempre focado na redução de perdas a avarias, melhorias dos fatores de produtividade, atenção ao adequado balanceamento entre eixos no ato dos carregamentos de veículos, e incentivos a melhoria continua de carreira e visão organizacional com aspectos de interação do seu papel no resultado da companhia e de como isso pode interferir em sua avaliação positiva junto ao gestor visando um plano de carreira de crescimento sustentado.

5. Elaboração de indicadores de performance

Os prazos de entrega tem se tornado cada vez mais competitivos e o consumidor brasileiro já adquiriu a maturidade de selecionar o fornecedor não somente pelo qualidade do produto, e preço mais o prazo passou a ser também , fator preponderante de decisão. Sendo assim, as companhias devem procurar a se municiar cada vez mais de indicadores que proporcionem a visão global da cadeia em tempo real e que estes atuem como ferramentas para rápida tomada de decisão no redirecionamento e foco de atenção para correção de cursos em todo o processo.

A Lino e Consuelo, com experiência de mais de 30 anos, oferece uma analise através do estudo de demanda as suas companhias, entender e sugerir os melhores indicadores que reflitam o gargalo de sua demanda seja ela na produção, distribuição ou na cadeia de fornecedores. O OTIF que traduz o pedido perfeito será desmembrado em pontos de monitoramento tais como: Ciclo do pedido desde a entrada no setor comercial Indicador de performance de entrega por região Indicador de custo logístico Indicador de produtividade na planta Tempo de espera Tempo de atendimento dos fornecedores.

Entre outros que através da compreensão do seu processo pelo nosso corpo técnico será sugerido visando sempre mirar o ponto certo da analise que agregue valor e mitigue riscos ao processo.

PROCURANDO POR PROFISSIONAIS QUE PODEM CUIDAR DAS CERTIFICAÇÕES E LICENÇAS DA SUA EMPRESA?

Consultores experientes e dedicados

Agende um horário e venha tomar um café com a gente.